Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça condena homem por ligação clandestina de energia elétrica em sua residência

Tribunal de Justiça de Goiás

há 6 anos

Weller Rosa de Souza foi condenado a dois anos de reclusão. Ele foi julgado culpado pelo crime de furto qualificado de energia elétrica, conhecida como “gato”, entre a Rede da Companhia da Celg e a sua residência. A pena foi substituída por prestação de serviço a comunidade ou a entidade pública. A decisão é do juiz Pedro Paulo de Oliveira, então magistrado da comarca de Anápolis.

Conforme denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), o réu realizou após a suspensão do fornecimento de energia elétrica ligação clandestina, conhecida como “gato, entre a Rede da Companhia Celg e sua residência. Ao tomar conhecimento da ação, o supervisor da empresa inspecionou o local, onde constatou o desvio de energia elétricoa mediante fraude, utilizando dispositivo que impedia o registro do consumo.

Neste momento, o fiscal retirou e apreendeu todos os aparelhos usados para a realização do furto. Weller foi notificado, momento em que apresentou resposta à acusação. Em juízo, o acusado relatou que quando se mudou para a residência após a morte de seu pai, o "gato" já existia no local, mas que ele ciência apenas quando o pessoal da Celg compareceu no local para tirar fotos da instalação irregular.

Nas alegações finais por memoriais, o promotor de Justiça sustentou após breve relato do processo e análise das provas dos autos que ficaram comprovadas a autoria e materialidade delitiva, pugnando pela condenação do réu.

pedropaulo-cae

Decisão

O magistrado (foto) ao analisar os autos argumentou que a materialidade criminosa ficou evidenciada nos autos de exibição e apreensão, laudo de exame pericial de vistoria e depoimentos testemunhais. “As provas jurisdicionalizadas foram eficientes para impor um decreto condenatório ao réu”, afirmou.

Ressaltou que não merece amparo a tese sustentada pela defesa, visto a impossibilidade de aplicação do princípio da insignificância em crime de furto qualificado, não se podendo, ainda, confundir bem de pequeno valor com o de valor insignificante.

De acordo com ele, a mencionada qualificadora ficou caracterizada, uma vez que Weller praticou o furto mediante fraude, valendo-se de instrumento artesanal, composto por barras de materiais isolantes e fios condutores de eletricidade, que canalizavam a energia para uma extremidade mais baixa que a usual a fim de ludibriar a vigilância da empresa vítima e possibilitar a subtração. (Texto: Acaray M. Silva /Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  • Sobre o autorAdvogado e Professor Especialista
  • Publicações253
  • Seguidores116
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações635
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-condena-homem-por-ligacao-clandestina-de-energia-eletrica-em-sua-residencia/608938506

Informações relacionadas

Alegações Finais - TJSP - Ação Furto Qualificado - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Luiz Felipe Gomide, Advogado
Artigoshá 5 anos

Recebi um TOI da Light. O que fazer?

Marcos Albuquerque, Advogado
Modeloshá 3 anos

Resposta à acusação - Desacato

Ivonildo Reis Santos, Advogado
Modeloshá 6 anos

Alegações Finais: Furto qualificado - art. 155, § 1º e § 4º, inc. I e IV e 14, inc. II do CP.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)