Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Odebrecht troca de presidente às vésperas de assembleia decisiva

    há 4 anos

    A Odebrecht troca o comando em um momento crucial para a empresa. O atual presidente do grupo Luciano Guidolin será substituído por Ruy Sampaio, atualmente presidente do conselho de administração. A companhia tem uma assembleia de credores sobre a recuperação judicial agendada para quinta-feira, dia 19.

    Guidolin deverá se manter como membro de conselhos de administração de empresas operacionais controladas pelo Grupo Odebrecht. Já o papel de presidente do conselho de administração passará para José Mauro Carneiro da Cunha. Será a primeira vez que o conselho será presidido por um membro independente.

    Momento decisivo

    A decisão foi tomada às vésperas de uma assembleia de credores para discutir o plano de recuperação judicial do grupo. De acordo com Emílio Odebrecht, as negociações com os principais credores do plano de recuperação judicial da Odebrecht e de outras 19 holdings avançaram.

    “Temos, portanto, a legítima expectativa de que a aprovação do plano ocorra nas próximas semanas”, diz o empresário. Com a aprovação do plano, a companhia espera concluir “um ciclo fundamental para a sobrevivência do Grupo Odebrecht”, diz o empresário. A companhia busca elaborar planos para a reestruturação de 55 bilhões de reais em dívidas.

    Em junho, cerca de três anos após ter sido atingida pelos efeitos de uma profunda recessão no Brasil e das investigações da operação Lava Jato, a Odebrecht formalizou seu pedido de recuperação judicial, num dos maiores processos do tipo na história no país. No total, o conglomerado tem dívidas de 98,5 bilhões de reais, parte delas passíveis de reestruturação e outras lastradas em ações da Braskem.

    A Odebrecht ainda não conseguiu desenhar um plano a ser aceito pelos credores. Em outubro, os credores da Odebrecht, principalmente bancos, apresentaram objeções ao plano de recuperação. A maior parte dos bancos argumentou que o plano era muito vago, sem um indicador de desconto sobre o valor nominal da dívida nem prazo para recebimento.

    Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou à Justiça uma contestação ao plano apresentado anteriormente, por considerá-lo incapaz de salvar a empresa do risco de uma eventual falência e pediu que um novo plano seja elaborado.

    A Caixa Econômica Federal chegou a pedir a falência do grupo, um dos principais alvos da operação Lava Jato.

    Enquanto a empresa enfrenta o descontentamento dos bancos, também lida com a tentativa de Marcelo odebrecht, filho de Emílio e preso na Operação Lava Jato, de voltar a conduzir os negócios do grupo.

    Marcelo visitou a empresa no meio de setembro, quando sua pena foi alterada de prisão domiciliar para regime semiaberto. Ele escreveu, na ocasião, uma carta para a família, dizendo que estava disposto a voltar ao grupo e responsabilizou seus sucessores pelas dificuldades econômicas do grupo.


    • Sobre o autorAdvogado e Professor Especialista
    • Publicações253
    • Seguidores116
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/odebrecht-troca-de-presidente-as-vesperas-de-assembleia-decisiva/793370521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)